
 

IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR – World Association for 

Public Opinion Research 

 

Área Temática 03 – Opinião Pública e Meios de Comunicação 

 

 

 

 

Imprensa e Poder: uma análise da ação dos jornais OESP e Folha de S. Paulo no 

Golpe de 19641. 

 

 

Luiz Antonio Dias – Doutor em História Social  (UNESP) 

Professor Titular da Universidade de Santo Amaro (UNISA) 

Professor Assistente Pontifícia Universidade Católica (PUCSP) 

E-mail: luizhistoria@yahoo.com.br      ladias@pucsp.br  

 

 

 

Palavras Chaves: Meios de Comunicação, Jornais, Golpe de 1964, Governo Goulart. 

                                                 
1  Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada entre 2004 e 2006, com apoio institucional e financeiro da 

Universidade de Santo Amaro. Parte dessa pesquisa foi publicada em 2010.  DIAS, Luiz A. - Informação e Formação: 

apontamentos sobre a atuação da grande imprensa paulistana no golpe de 1964. O Estado de S. Paulo e a Folha de S. 

Paulo.. In: Nilo Odalia; João Ricardo de Castro Caldeira. (Org.). História do Estado de São Paulo: a formação da 

unidade paulista.. 1 ed. São Paulo: Imprensa Oficial/Editora UNESP/Arquivo do Estado, 2010, v. 3 

 



 

Resumo: 

 

Análise da atuação dos dois principais diários de São Paulo – O Estado de S. Paulo e a 

Folha de S. Paulo – durante o processo que levou ao golpe militar de 1964. Destaque especial para 

os editoriais, elementos de veiculação da opinião dos jornais e também das manchetes, pelo seu 

caráter impactante. Apontamentos para a compreensão da forma de atuação desses jornais, 

formação de uma opinião pública favorável à intervenção militar; articulações com outros 

elementos da sociedade civil e ligações com organismos de atuação política, como, por exemplo, o 

IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) e IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática), 

notoriamente vinculados aos setores golpistas da sociedade brasileira. 

 

 

Introdução 

A eleição presidencial de 1960 demonstrou um claro apoio eleitoral às propostas 

populistas. Jânio Quadros, apoiado pela UDN, obteve 48% dos votos e elegeu-se presidente. Por 

outro lado, mas também com um discurso populista, foi eleito João Goulart, do PTB, para a vice-

presidência.  

O governo Quadros começou com um programa antiinflacionário ortodoxo e inflexível, 

obtendo sucesso nas negociações com credores estrangeiros. Os esforços de estabilização interna 

repercutiram bem no exterior. Passou-se a acreditar que Jânio Quadros conseguiria reverter a 

situação de crise econômica. 

No entanto, no aspecto político a prática populista e personalista de Jânio gerou uma 

sucessão de crises, inclusive com a própria UDN. 

Alegando pressões e dificuldades cada vez maiores encontradas por seu governo, em 

25/08/1961, Jânio Quadros renunciou à presidência, com pronta aprovação do Congresso. 

Toledo (1982), ao analisar o episódio entende que a renúncia constituiria um “primeiro 

ato golpista”, pois Jânio acreditava que seria reconduzido ao poder através do “clamor popular”. 

Dessa forma, buscaria condicionar sua volta ao cargo presidencial à limitação do poder do 

Congresso.  

Porém, se Jânio errou ao prever seu retorno triunfal, acertou na previsão de que os 

militares tentariam impedir a posse de Goulart. 



O vice-presidente, constitucionalmente eleito, João Goulart só logrou tomar posse após a 

“Campanha da Legalidade” (organizada pelo PTB e setores populares) e a mobilização do III 

Exército (RS) em seu apoio. Além disso, foi obrigado a aceitar a Emenda Constitucional que 

implantou o parlamentarismo. Ou seja, Goulart tomaria posse, mas teria limites para governar. 

Tem início um período em que a expressão “golpe” – de direita ou esquerda – tornou-se 

corrente na grande imprensa e no cotidiano da população. 

Desde a posse de Goulart, setores de direita já planejavam sua queda, os acontecimentos 

de março de 1964 – Comício pela Reformas de Base, na Guanabara; Revolta dos Sargentos; Lei de 

Remessa de Lucros – serviram como justificativa para a intervenção das Forças Armadas no 

processo político. 

“Ao cultivar o choque com o Congresso, Goulart dava a impressão de que pretendia 

atropelar a sucessão, como fizera Getúlio Vargas em 1937. Seus adeptos mais apaixonados 

chegavam a falar em ‘Constituinte com Jango’ e a defender uma reforma política que lhe 

permitisse disputar a reeleição, vedada pela Carta de 1946”. (GASPARI, 2002, 49). Nesse trecho 

o autor apresenta as, supostas, tendências continuístas do presidente João Goulart. Sem sombra de 

dúvidas essas interpretações foram cultivadas de forma bastante produtivas pela grande imprensa. A 

possibilidade de um “golpe de esquerda” acabou alimentando o verdadeiro movimento golpista. 

O objetivo desse trabalho foi, justamente, analisar e comparar a atuação editorial dos 

jornais OESP e Folha de S. Paulo, no período de outubro de 1963 – quando Goulart tentou aprovar 

um “Estado de Sítio” e passou a ser acusado de golpista pela imprensa - até maio de 1964, com o 

objetivo de compreender sua participação e influência no golpe e, também na consolidação do novo 

regime. 

O Estado de Sítio foi pedido em 04/10/1963 e, no dia sete do mesmo mês, ao 

perceber que o Estado de Sítio não seria aprovado o presidente retirou o pedido. Este episódio 

serviu para mostrar ao presidente que ele não possuía o apoio incondicional da esquerda e mais, que 

qualquer deslize, no sentido de criar um estado de exceção, seria duramente criticado pela direita e 

pelos meios de comunicação. 

A Folha de S. Paulo lançou várias críticas ao pedido de Estado de Sítio e não 

poupou o presidente nem mesmo após a retirada do pedido. “Sempre se poderia argumentar que, 

reconhecendo o próprio erro e procurando corrigi-lo a tempo, qualquer autoridade se engrandece. 

Este argumento valerá no caso atual, sem dúvida, porém, com uma ressalva. Resta saber se o 

presidente da República se mostrou sensível aos argumentos do bom senso (...) ou se apenas, mais 



uma vez, se dobrou à vontade daqueles ajuntamentos espúrios que, tendo agitado o país até o 

máximo, sentiram que o estado de sítio lhes poderia ser fatal” (08/10/1963 – Editorial). 

Como se pode observar, o pedido de Estado de Sítio, feito pelo presidente Goulart 

acabou convertendo-se em munição para a direita continuar seu ataque ao governo. 

A posição do O Estado de S. Paulo também foi extremamente crítica à atitude de 

Goulart, exigindo a intervenção das Forças Armadas, “(...) com a altivez e a visão das coisas 

brasileiras que demonstraram em outubro de 45 e em agosto de 54” (08/10/1963, p. 03).  

Buscando demonstrar que além de informar, esses dois grandes representantes da 

imprensa paulistana, também atuaram no sentido de formar uma opinião pública favorável à 

deposição de João Goulart, analisamos de forma minuciosa as manchetes, editoriais e matérias 

veiculadas nesse período, que de alguma forma fizessem referências ao governo Goulart – sua 

ligação com os comunistas, suas idéias revolucionárias ou suas, supostas, tendências continuístas. 

Matérias, como as duas apresentadas abaixo (uma da Folha e outra do OESP), sobre a 

“Marcha da Família, com Deus, pela Liberdade” não podem ser consideradas neutras ou meramente 

“informativas”. 

“Poucas vezes ter-se-á visto no Brasil tão grande multidão na rua, para exprimir em 

ordem um ponto de vista comum, um sentimento que é de todos, como o que ontem encheu o centro 

da cidade de São Paulo (...). Ali estava o povo mesmo, o povo povo, constituído pela reunião de 

todos os grupos que trabalham pela grandeza da pátria (...)” (FSP, 20/03/1964). 

“Meio milhão de paulistanos e paulistas, manifestaram ontem em São Paulo, no nome 

de Deus e em prol da liberdade, seu repúdio ao comunismo e a ditadura e seu apego a lei e a 

democracia”. (OESP, 20/03/64). 

É extremamente importante discutir os aspectos éticos dessa “ação jornalística” e a falta 

de críticas – ou autocrítica - aos jornais e jornalistas. De forma geral, com o processo de 

redemocratização muitos veículos de comunicação e seus integrantes, que apoiaram o golpe, 

apresentaram-se como defensores da democracia. 

Além dos jornais, analisamos, ainda que forma superficial, as pesquisas realizadas 

pelo IBOPE em março de 1964 – que só foram divulgadas em 2004 – que mostravam um grande 

apoio popular às Reformas de Base, por exemplo. Essas pesquisas formam uma importante 

documentação histórica sobre o período e devem ser organizadas e vinculadas às análises feitas 

sobre 1964. Com isso poderemos questionar o, suposto, isolamento do presidente João Goulart. 



Utilizamos como fontes primárias os editoriais, manchetes e matérias veiculadas 

pela Folha de S. Paulo e pelo OESP. Os editoriais foram a fonte privilegiada desse trabalho, isso 

porque no editorial fica clara a posição do jornal. Levamos em conta, porém, que o número de 

pessoas que lêem o editorial é muito pequeno. Entretanto esse grupo de leitores é exatamente o que 

se rotula de “lideres de opinião”, ou seja, pessoas que retransmitem as opiniões de forma “filtrada”.  

As manchetes por sua vez atingem um público mais amplo e transmitem informações 

sobre o momento de forma mais simples e imediata. Dessa forma, algumas matérias e manchetes, 

também receberam um tratamento especial e uma análise mais aprofundada, isso devido ao seu grau 

de impacto, ocasionado pelo sensacionalismo.  

As pesquisas de opinião feitas no período, pelo IBOPE, que não foram divulgadas no 

período de sua execução, mostraram-se extremamente importantes para esse debate. Essas 

pesquisas, inéditas, que estão sendo catalogadas pelo Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP), 

mostravam que o apoio popular a Goulart era muito maior do que aquele divulgado pela mídia. 

Foi interessante comparar as matérias sobre o suposto “repúdio popular” às reformas de 

Goulart com os dados colhidos pela pesquisa, que apontavam um apoio de quase 60% dos 

indivíduos pesquisados a essas mesmas reformas. 

A questão metodológica passou por pelo menos dois eixos, quais sejam: 

Em primeiro lugar a imprensa como fonte histórica. Nesse sentido buscamos 

contextualizar historicamente e ideologicamente a fonte para evitarmos as análises anacrônicas, 

buscamos “ler as entrelinhas”, buscar o “não dito”. Tivemos uma atenção especial com o que, 

subliminarmente, foi passado ao leitor. 

O segundo ponto importante foi entender o funcionamento da “história do imaginário”, 

pensando-a como um conjunto de representações coletivas e, conseqüentemente, a necessidade da 

articulação com outros referenciais – a sociologia, a antropologia cultural, a psicanálise – para 

podermos decifrar os códigos, o comportamento da população e as possibilidades de manipulação 

da opinião pública pela mídia. 

 

Os jornais: 

Para entendermos a posição da Folha de S. Paulo e do O Estado de S. Paulo, na 

década de sessenta é fundamental analisarmos, mesmo que sumariamente, sua história, tradição e 

suas relações. 



Nesse sentido é importante salientar a ação de dois órgãos que se tornaram 

sinônimos de conspiração nos anos sessenta: O IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) e o 

IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática). Estes institutos aglutinavam vários setores 

reacionários de direita – políticos, militares, empresários, representantes de multinacionais e 

latifundiários – que eram contrários à permanência do presidente João Goulart no poder. No Rio de 

Janeiro, o IPES chegou a contar, em 1963, com quinhentos associados. 

“O Estado-Maior do IPES consolidava duas vertentes fundamentais: oficiais da 

Escola Superior de Guerra que desejavam um Estado centralizado, forte e modernizador; e 

empresários que defendiam, em escritórios de consultoria e associações de classe, uma ordem 

econômica favorável à abertura ao capital estrangeiro” (MORAES, 1989, 130). O lançamento 

oficial do IPES, em 29/11/1961, foi muito bem recebido, de forma geral, pelos meios de 

comunicação, talvez porque o Instituto fosse visto como um novo canal de renda. 

De fachada, o IPES, foi apresentado ao grande público como uma organização 

educacional preocupada em contribuir para a diminuição do analfabetismo no país e como centro de 

discussões acadêmicas. 

Na realidade, o complexo IPES/IBAD coordenava uma ampla campanha política e 

ideológica contra o governo do presidente João Goulart através de lobby no Congresso, além de dar 

apoio material e financeiro às passeatas e manifestações de repúdio aos atos do governo e, 

principalmente, através de farta distribuição de material ideológico com conteúdo anticomunista. 

Segundo DREIFUSS (1981), o complexo chegou a distribuir cerca de 2.500.000 livros e cartilhas 

“pedagógicas”, onde eram demonstrados os perigos da “ameaça vermelha”. 

O grupo IPES/IBADE mantinha estreitas ligações com os grandes meios de 

comunicação, especialmente com o jornal O Estado de S. Paulo; Organizações Globo; TV Record; 

Jornal do Brasil e, também com o grupo Folhas, inclusive Otávio Frias, Diretor Financeiro do 

grupo desde 1962 foi figura de destaque dentro do IPES (Cf. DREIFUSS, 1981, 527). 

A forte oposição ao populismo e ao comunismo também marcava os dois jornais 

pesquisados nesse trabalho, mostrando que existia uma sincronia de valores entre eles e o IPES. 

No final da década de cinqüenta e início da década de sessenta a oposição da Folha 

ao populismo se radicalizou, as críticas tornaram-se mais ásperas2. Nesse momento o antipopulismo 

passou a ter como alvo João Goulart e tornou-se sinônimo de antijanguismo. Ao mesmo tempo em 

                                                 
2 Dentro deste contexto, o grupo Folhas mudou novamente de mãos e iniciou-se a quarta fase da história deste jornal. 
Em agosto de 1962 o jornal passou à responsabilidade de Otávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho.  



que ocorre uma campanha velada contra Goulart, o jornal faz da luta contra o comunismo seu 

“cavalo de batalha” e, muitas vezes, os termos populismo e comunismo confundiram-se. 

O jornal O Estado de S. Paulo - fundado em 1875, como Província de S. Paulo – 

nasceu com perspectivas e projetos liberais, nesse sentido o jornal sempre apresentou uma visão 

elitista, criticando os movimentos sociais, nem tanto pela sua essência mas, principalmente, por sua 

forma de ação. No entanto, o liberalismo do Estadão não era tão inflexível, ao menos quando lhe 

interessava. As intervenções militares na vida política do país raramente receberam críticas do 

jornal. 

Nos anos trinta, O Estado de S. Paulo apoiou as medidas intervencionistas do 

governo provisório, entendendo que o momento, de grave crise econômica, exigia uma intervenção 

na economia. Capelato (1989, 63) demonstra que: “(...) os industriais aderiram à nova forma de 

intervencionismo do Estado, tornando-se opositores do liberalismo econômico. O jornal OESP 

considerou legitima e justa a ajuda aos industriais e sugeriu ao governo brasileiro que abrisse 

possibilidades de colocação dos produtos brasileiros no mercado internacional”. 

No plano político, o jornal também aceitou a forte controle do estado a partir de 

1935. “Quando foi decretada a Lei de Segurança Nacional (1935) o OESP considerou-a branda (...) 

no combate ao banditismo (comunismo) brasileiro, tudo deveria ser sacrificado” (Capelato, 1989, 

121). Nesse mesmo sentido, vários liberais apoiaram a LSN e também o golpe de 1937, relegando a 

liberdade para segundo plano em defesa da segurança. Acreditavam que a liberdade seria 

recuperada em seguida, interessante notar que algo semelhante ocorreu em 1964 e, como em 1937, 

a liberdade ficou restrita por muito tempo. 

No entanto o apoio ao Estado Novo não durou muito. No início de 1940, O Estado 

de S. Paulo foi ocupado. Júlio de Mesquita Filho só conseguiu recuperá-lo em dezembro de 1945. 

Antes mesmo desse episódio o jornal já demonstrava descontentamento com o 

governo Vargas, com seu discurso nacionalista e populista. O confisco do jornal tornou a relação 

ainda mais conflituosa. 

Nas páginas desse matutino, nacionalismo, populismo e comunismo tornaram-se 

sinônimos. Figuras como Vargas e, posteriormente, João Goulart foram responsabilizados pela 

propagação dessas idéias. Qualquer proposta de reforma social ou mobilização dos movimentos 

sociais continuou a ser vista como obra dos “comunistas”, só que dessa vez infiltrados no próprio 

governo. 



Em editorial, de 08/02/1964, intitulado “E as Forças Armadas em tudo isso”, o 

jornal apresenta uma situação de caos social e preparação de um levante popular no campo. No dia 

seguinte o jornal continua denunciando o início do levante camponês; “(...) vamos hoje prosseguir 

na descrição e análise do movimento subversivo que já se acha em execução em três pontos de 

Goiás. Não evidentemente, porque tenhamos alguma esperança de sacudir o marasmo em que se 

encontram as autoridades do País diante do perigo que nos cerca por todos os lados. A bem dizer, 

essas autoridades têm perfeito conhecimento de todos os fatos que vimos relatando, e só não 

interferem no sentido de pôr côbro à criminosa tentativa comunista de afogar a Nação num 

mar de sangue, porque elas próprias são cúmplices e coniventes nas manobras” 3 

Tal como esses dois editoriais, outros no decorrer do governo Goulart acusaram-no 

de envolvimento com os comunistas e de estar preparando um golpe para manter-se no poder após o 

fim de seu mandato. Como em 1935 – quando apoiou a implantação da LSN e pavimentou o 

caminho para o fechamento de 1937 - O Estado de S. Paulo com seu discurso alarmista também 

preparou, desde 1961, o terreno para um golpe militar. 

Nesse sentido, a pregação desses jornais e do complexo IPES/IBAD é 

completamente consoante, promovendo uma relação simbiótica. O complexo, através de suas 

ligações com os empresários da imprensa, acabava por influenciar na linha política dos jornais. 

Desta forma, através de notícias e editoriais “trabalhados” dirigidos contra o governo, não foi difícil 

criar um clima de pânico na sociedade que acabou favorecendo o golpe militar. 

“Com poucas exceções, os veículos de comunicação funcionavam como correias 

de transmissão da maquina de propaganda ideológica anticomunista e antijanguista. Isto é, ao 

apresentarem o real social, atuavam nos conflitos e tomavam partido claramente (...). Os mass 

media recolhem a matéria-prima (fato) que, reprocessada sob a forma de notícia, vai tecer um real 

próprio, específico do código informativo e capaz de gerar efeitos de poder” (MORAES, 1989, 

130). 

O IPES, também, organizava e custeava organizações femininas. Dentre as mais 

importantes, merecem destaque a CAMDE (Campanha da Mulher pela Democracia), compostas por 

senhoras, desde a classe média até a alta burguesia, que viam presente no governo João Goulart o 

“demônio” do comunismo. O auge destes movimentos femininos se deu em 19 de março de 1964, 

com a famosa “Marcha”. 

                                                 
3 O Estado de S. Paulo, 09/02/64, editorial.  Grifos nossos. 



Seguindo os fortes ventos que sopravam para a direita, a Folha de S. Paulo exibiu 

– no dia seguinte à “Marcha” – a seguinte manchete: “São Paulo Parou ontem para defender o 

regime”. As matérias e o editorial colocavam o povo de São Paulo como o salvador da democracia. 

Caso houvesse uma discordância significativa entre o IPES e o veículo de 

comunicação existia, sempre, a possibilidade de uma ação mais enérgica, exercida de maneira 

especial pela CAMDE, que pressionava os empresários a retirarem seus anúncios de jornais pró-

Goulart. Desta forma, os jornais acabavam se tornando mais duros com o governo. 

O complexo IPES/IBAD publicou uma relação de nomes do setor empresarial que 

anunciavam em jornais que não faziam uma oposição sistemática ao governo de João Goulart e, 

também, dos jornais que apoiavam candidatos populistas nas eleições legislativas de 1962. Esta 

relação apresentava o seguinte título: “As classes produtoras e o financiamento do comunismo”, 

publicada na revista Ação Democrática (Cf. GOLDENSTEIN, 1987). 

Em todos os segmentos da sociedade brasileira foram apontados elementos 

infiltrados, para levar adiante a revolução bolchevique no Brasil. A imprensa de um modo geral, 

contribuiu para essa impressão e, sistematicamente, lançava matérias sobre a “ameaça vermelha”. 

“O que é o comunismo? Como pensam e agem os comunistas? (...) ‘Uma ideologia 

Ameaça o Brasil’ é o título geral desta reportagem, que traz mensagem de alerta contra os 

tentáculos vermelho-amarelos agora distendidos por todo o território nacional (...)” 4. Isto é a 

chamada para a matéria que seria publicada no dia seguinte pela Folha de S. Paulo, matéria de duas 

páginas em um domingo, dia em que costumeiramente se lê mais jornal. 

“(...) são pois fundados os temores de que a alfabetização, de que agora cuida o 

ministério, seja usada não para o nobre fim que aparentemente se propõe, mas com o objetivo de 

incutir a semente comunizante em milhares de nossos patrícios. O método Paulo Freire, que vem 

sendo empregado, presta-se aliás de forma excelente para isso5”. 

Matérias como estas demonstram que a Folha de S. Paulo não teve grandes 

problemas com o complexo IPES/IBAD ou com os anunciantes. 

Situação semelhante viveu O Estado de S. Paulo, que historicamente se posicionou 

contra o populismo e contra o comunismo. “Coerente com seu passado centenário de franco 

engajamento na defesa dos seus ideais liberais, OESP foi partícipe decisivo nos acontecimentos dos 

anos 1963-1965. identificado ideologicamente com setores do empresariado e das Forças Armadas 

                                                 
4 Folha de S. Paulo, 20/07/63, primeira página. Grifos nossos. A matéria intitulada “Uma ideologia ameaça o Brasil” foi 
publicada em 21/07/63, pp.10-11, demonstrando o perigo de uma revolução comunista no Brasil. 
5 Folha de S. Paulo, 10/01/64, editorial. 



vinculadas ao capital internacional, o jornal era incansável crítico de todas as medidas 

governamentais que ferissem aquilo que ele compreendia por liberalismo econômico e, da liberdade 

de investimentos” (Figueiredo, 2001, 27). 

Na realidade até mais do que isso, pródigo na re-elaboraçao da realidade - 

apresentada através de suas páginas - o Estadão fomentou o medo do avanço do comunismo sobre o 

Brasil, envolvendo amplos setores da sociedade civil e assustando, também, lideranças dentro das 

Forças Armadas. 

A educação também teve destaque nas páginas do Estadão, em editorial de 

11/03/64 criticava as medidas educacionais e também o discurso de Goulart, proferido na UnB. “Na 

oração que proferiu na Universidade do Brasil, a nota predominante foi a da liberação de verbas 

(...). Noutro passo desse discurso, diz também o sr. Goulart (...) ‘Nunca, em tempo algum, investiu-

se tanto em educação no Brasil.’ Se o presidente da República entende por investimentos na 

educação as verbas canalizadas, até hoje, pelo Ministério da Educação e Cultura, para a impressão 

de folhetos comunistas, para a tendenciosa deturpação de fatos da História Nacional (...) então 

talvez S. Exa. ande acertando (...)”. 

Outras críticas, feitas pelos dois jornais, foram dirigidas à tolerância do governo 

frente aos atos de indisciplina, dentro das Forças Armadas, principalmente no tocante à questão da 

inelegibilidade dos sargentos. “Mais uma vez a ordeira e trabalhadora população deste país é 

colhida pela sombria notícia de um levante contra o poder constituído. Grupos de militares, cujas 

armas deveriam servir exclusivamente para a defesa das instituições (...) se voltam (...) contra uma 

decisão da mais alta corte do país6.” “República Socialista, meta dos sargentos7.” 

Para aparentar imparcialidade a Folha valia-se de editoriais e matérias onde os 

ataques ficavam implícitos, feitos de forma sutil, sempre procurando um apoio constitucional ou 

moral. Esse jornal, em quase todos os períodos de sua história teve um aspecto bastante indefinido 

no que tange à sua posição política. Com exceção de sua inegável característica de “defensora” das 

classes médias, a Folha, sempre tentou esperar definições da situação política para depois assumir 

uma postura. 

“Jogando sempre dos dois lados no campo político, nos marcos do capitalismo, e 

na medida de suas possibilidades, diversificando a linha de produtos, mesmo com desacertos do 

ponto de vista da segmentação, o grupo (Folhas) consolidou seu Império. Para qualquer tendência 

de mercado e da política que se esboçasse, ele tinha um produto pronto para ser ativado. Nos 
                                                 
6 Folha de S. Paulo, 13/09/63, editorial. 
7 Idem, 18/09/63, 1° caderno, p. 03. Matéria com grande destaque, acerca das reivindicações dos sargentos. 



momentos de opacidade apostava nos dois lados. Quando a nitidez aumentava, investia no lado 

mais forte. Tinha montado um aparato para seguir os ventos e tirar proveito deles, qualquer que 

fosse a sua direção” (GOLDENSTEIN, 1986, 258). 

Esta análise já demonstra um indício de que a Folha de S. Paulo levaria somente 

até certo ponto seu notório “legalismo”. Com o fortalecimento das forças golpistas, esse legalismo, 

foi sendo substituído pelo discurso da “defesa da ordem”. 

Dessa forma, fica claro que as posições desses dois jornais não entravam em 

choque com os interesses do complexo IPES/IBAD, na realidade existia uma grande convergência 

de idéias e propostas. 

O apoio ao golpe militar de 1964 rendeu um grande crescimento econômico à 

Folha no período pós-golpe. Recompensa oferecida pelos segmentos reacionários da sociedade. 

Ao Estadão coube pensar um novo projeto para o país através da intervenção das 

Forças Armadas e posteriormente da eleição de Lacerda – projeto equivocado, pois os militares 

acabariam ficando no poder por mais tempo do que o previsto, inviabilizando a eleição (dada como 

certa pelo jornal) em 1965 de Carlos Lacerda. A despeito disso, o jornal participou diretamente na 

elaboração da nova ordem. Segundo Gaspari (Cf. 2002, 122) veio do jornalista Júlio de Mesquita 

Filho a proposta de reforma, que se tornou o primeiro Ato Institucional, sugerindo, dentre outras 

medidas, a dissolução do Senado e da Câmara e anulação de mandatos de governadores e prefeitos. 

Nessa proposta fica clara a intenção do jornal em iniciar uma nova fase política, 

sem os “vícios” produzidos pela anterior. Os expurgos seriam fundamentais para “limpar o terreno” 

onde seria construída uma nova ordem. 

“Em suma, os representantes do OESP viam na ‘Revolução de 1964’ a 

possibilidade de efetivação do seu projeto político-econômico. Perseguido e adiado havia décadas – 

pelo menos desde o final dos anos vinte – no início da década de sessenta o OESP vislumbrou a 

possibilidade, já muito acalentada, de levar à presidência um candidato cujo perfil tivesse sido 

delineado nas redações do ‘Bravo Matutino’” (FIGUEIREDO, 2001, 1810). 

De fato, é evidente que o jornal vislumbrou nesse momento a possibilidade de 

finalmente implantar seu projeto – comum a um grupo significativo da sociedade brasileira - no 

entanto, mais uma vez foi frustrado. Quando o jornal percebeu que seu projeto seria, novamente, 

adiado passou a fazer oposição ao governo militar. 

 

 



O Golpe 

Com a vitória do presidencialismo, no plebiscito de 1963, João Goulart deveria 

mostrar que realmente era merecedor de seus novos poderes. 

As greves constantes e a ameaça golpista levaram João Goulart a formular um 

pedido de Estado de Sítio em outubro de 1963, pedido este que, paradoxalmente, foi criticado tanto 

pela esquerda quanto pela direita. A esquerda temia que o Estado de Sítio se transformasse em um 

instrumento de repressão aos movimentos populares; e a direita via no pedido de Estado de Sítio o 

prenúncio de um golpe político, a exemplo de Getúlio Vargas em 1937, a ser dado por João Goulart. 

João Goulart ao pedir a decretação do Estado de Sítio objetivava conseguir armas 

para enfrentar seus opositores, principalmente Carlos Lacerda. Caso conseguisse o Estado de Sítio o 

governo federal poderia intervir na Guanabara. Por outro lado existia, também, a possibilidade de 

intervir em Pernambuco, do governador Miguel Arraes. Goulart pretendia neutralizar os ataques da 

direita vindos do governador Lacerda e, por outro lado, impedir os avanços radicais da esquerda, 

representados por Arraes e pelas Ligas Camponesas de Francisco Julião. 

O Estado de Sítio foi pedido em 04/10/1963 – como já apresentamos- logo em 

seguida o pedido foi retirado.  

Durante o mês de novembro de 1963, a Folha convocou, através de vários 

editoriais8, os parlamentares a manterem o Congresso Nacional em atividade durante o recesso 

parlamentar, para evitar que o Estado de Sítio fosse decretado neste período. Este receio tinha por 

base as informações do deputado federal Anísio Rocha (PSD-GO), veiculadas pela Folha de S. 

Paulo na matéria intitulada “J. G. Decretará Sítio e dará golpe no recesso da Câmara9.” 

Como se pode observar, o pedido de Estado de Sítio, feito pelo presidente Goulart 

acabou convertendo-se em munição para a direita continuar seu ataque ao governo. 

A posição do O Estado de S. Paulo foi mais radical, exigindo a intervenção dos 

militares, “(...) com a altivez e a visão das coisas brasileiras que demonstraram em outubro de 45 e 

em agosto de 54” 10. A despeito do espírito liberal, o Estadão, novamente exige uma intervenção 

militar no processo. Posteriormente, essa exigência tornou-se cada vez mais comum e intimidatória. 

“O golpismo explícito de OESP teve três momentos de apogeu. O primeiro quando 

do levante dos sargentos em Brasília, em setembro de 1963. O segundo, poucas semanas depois, 

                                                 
8 Cf. Folha de S. Paulo, 10/11/63, 19/11/63 e 10/12/63. Estes editoriais afirmam ser necessário a convocação do 
Congresso Nacional em caráter extraordinário para manter a ordem democrática do país. 
9 Folha de S. Paulo, 09/11/63, 1° Caderno, p. 05, matéria com grande destaque. 
10 O Estado de S. Paulo, 08/10/63, editorial. 



quando João Goulart pediu licença para o Congresso para poder decretar ‘estado de sítio’. E, 

finalmente, a terceira se deu nas semanas que antecederam a deposição do governo” (Figueiredo, 

2001, 124). 

Interessante notar que nesses três momentos o jornal exige a intervenção militar 

como forma, única, de garantir as liberdades e garantias constitucionais. Ao, suposto, golpe do 

presidente Goulart, o jornal defende um “contragolpe” das Forças Armadas, amparadas pela 

sociedade civil. 

O governo Goulart iniciou, desta forma, o ano de 1964 na mira dos movimentos 

reacionários. O fantasma do comunismo continuava crescendo e, conseqüentemente, as críticas ao 

governo também. “Nos últimos tempos, o fenômeno (do comunismo) se agravou. Alguns ministros 

da Educação tentaram fazer da mocidade estudantil uma brigada a serviço do comunismo (...). 

chegaram mesmo a preconizar a união de estudantes, sargentos e suboficiais e camponeses para 

implantar no Brasil as reformas de que muito se tem falado ultimamente (...) 11.” “(...) É que tem 

sido, durante os dois últimos anos de gestão do presidente João Goulart, estimulador inconteste dos 

movimentos grevistas a ponto de criar um clima que lhe favorece a deflagração mesmo quando ela 

não interessa à União12.” 

O Estado de S. Paulo, também, critica ferozmente as greves e, principalmente, o 

apoio dado por Goulart a esses movimentos. “Em Pernambuco estabeleceu-se um espantoso caos. A 

cidade de Recife encontra-se praticamente ocupada por elementos de procedência suspeita, 

ostensivamente armados (...) Assim perguntamos ate onde vão as coisas? E até quando 

permanecerá de braços cruzados o Exército? (...) Do Congresso Nacional não é de esperar a 

solução, que no caso seria o impeachment. E a conclusão a tirar de tudo isso é que ambas (...) se 

resignaram a colocar acima dos direitos do povo brasileiro o seu temor em assumir a 

responsabilidade que o momento histórico lhes dita” 13. 

O jornal culpa o presidente Goulart pela greve geral e pelos choques. Novamente 

destaca-se o apelo do jornal às Forças Armadas que serviu, em certa medida, para legitimar a 

intervenção militar. 

Aliás, o jornal não só convocava a ação dos militares como, também, já vinha 

conspirando com eles desde o início do governo Goulart, como mostram as palavras de Ruy 

Mesquita: “Militares de segundo escalão nos procuravam, aqui em São Paulo. Dois anos antes do 

                                                 
11 Folha de S. Paulo, 12/01/64, editorial. 
12 Folha de S. Paulo, 18/01/64, editorial. 
13 O Estado de S. Paulo, 05/03/64, editorial. Grifos nossos. 



desfecho (golpe de 1964). (...) Eles traziam informações do serviço secreto do Exército (...) o Jango 

vai dar um golpe, que vai destruir as instituições democráticas no País” 14.  

Segundo Mesquita, o seu grupo civil reunia-se semanalmente com cerca de 

cinqüenta militares para discutir como resistir ao “golpe continuísta” de Goulart. 

Em fevereiro de 1964 começam a ser detectadas pela Folha de S. Paulo essas 

intenções “continuístas” de Goulart. Segundo o jornal, o presidente da República estava dando 

sinais de que queria fazer uma revisão constitucional para poder permanecer no poder, através de 

sua reeleição em 1965. “tem bases inteiramente falsas e até impatrióticas o movimento a que 

determinados setores da esquerda, ligados ao Sr. João Goulart, vêm procurando dar consistência nos 

últimos dias: o de que a reeleição do atual presidente, em 1965, representa uma ‘solução’ para os 

problemas eleitorais das forças que a si se intitulam populistas progressistas (...) 15.” 

Este editorial segue afirmando que caso João Goulart não desestimule o 

“queremismo”, as instituições correriam sérios riscos. Em outro editorial a Folha de S. Paulo afirma 

que: “(...) é bem possível que, o plebiscito se destine a perguntar se o Sr. João Goulart deve ou não 

permanecer no poder ao término de seu mandato16.” O plebiscito citado no editorial diz respeito à 

intenção do presidente João Goulart em realizar um referendo popular acerca das reformas de base. 

A Folha, de forma irônica, suscita a hipótese de que o presidente estaria tentando testar sua 

popularidade. Além destes, vários outros editoriais e matérias se posicionaram contra a pretensa 

vontade de Goulart tentar a reeleição. 

O Estado de S. Paulo vai além e sustenta que essa tentativa de manter-se no poder 

estava sendo apoiada pelos soviéticos. O editorial de 08/03/64 (A embaixada Russa e a Revolução) 

afirma que o embaixador soviético e o governador de Pernambuco, Miguel Arraes, vinham 

mantendo encontros para elaborar projetos nesse sentido. 

Interessante e importante observar, no entanto, que a análise de pessoas próximas 

ao presidente garante que ele não pensava em candidatar-se em 1965, inclusive o próprio Gaspari 

(cf. 2002, 46) dá a entender que Goulart apresentava uma profunda fraqueza - política e pessoal - 

dessa forma, estranha-se tamanha manobra para possibilitar sua reeleição. 

Simultaneamente às críticas à pretensão continuísta de Goulart, a Folha tece 

críticas ao comício pelas Reformas de Base, marcado para treze de março de 1964, na Guanabara, 

                                                 
14 Entrevista de Ruy de Mesquita, diretor da empresa O Estado de S. Paulo concedida a José Álvaro Moisés, in Revista 
Lua Nova, vol. 1, n° 2, 1984, p. 27-8.. 
15 Folha de S. Paulo, 10/03/64, editorial. 
16 Idem, 20/02/64, editorial. 



pelos setores de esquerda, afirmando que este comício foi organizado por extremistas que tentam 

subverter a ordem17 e, como via de regra, liga o presidente aos radicais. 

“Resultaram vãos todos os apelos dirigidos ao presidente da República para que 

usasse de sua influência sobre os promotores do comício (...) no sentido de cancelar a reunião (...). 

surdo ao bom senso, preferiu o Sr. João Goulart prestigiar uma iniciativa vista com justificada 

apreensão por toda a opinião pública nacional (...) espetáculo (comício) que lembra as maciças 

concentrações populares organizadas para sustentar ditadores ou aspirantes a tal18.” 

“O comício de ontem, se não foi um comício de pré-ditadura, terá sido um comício 

de lançamento de um espúrio movimento de reeleição do próprio Sr. João Goulart. Resta saber se as 

Forças Armadas, peça fundamental para qualquer mudança deste tipo, preferirão ficar com o Sr. 

João Goulart, traindo a Constituição, a pátria e as instituições. Por sua tradição, elas não haverão de 

permitir essa burla19.” 

Este editorial é fundamental para observarmos o aprofundamento da crise e das 

críticas ao governo Goulart. A Folha de S. Paulo, que até então, conclamava o Congresso a fim de 

lutar contra as atitudes extremistas e continuístas do presidente João Goulart passa a instigar, 

também, as Forças Armadas na tentativa de pressionar o presidente. 

O Estadão, também exige um posicionamento das Forças Armadas nesse episódio. 

O editorial “O presidente fora da lei”, de 13/03/64, acusa o presidente de desrespeitar a lei e alega 

que isso é apenas o início: “A SUPRA tornar-se-á um fato, e à sua promulgação em praça pública 

pretende o presidente da República conferir as honras do começo de uma nova era, de uma era em 

que s. exa. passará a governar à revelia do Congresso e à força de decretos-leis. É, evidentemente, a 

última etapa do movimento subversivo que, já agora, não há dúvidas nenhumas, é chefiado sem 

disfarces pelo homem de São Borja. E é também o momento das Forças Armadas definirem, 

finalmente, a sua atitude ambígua ante a sistemática destruição do regime pelo sr. João Goulart, 

apoiado nos comunistas”. Novamente, o jornal cobra medidas enérgicas das Forças Armadas. Nos 

dias seguintes, o jornal continuou acusando o governo de promover a desordem e a baderna na 

Guanabara, além disso, criticava constantemente as Reformas de Base alegando que o “povo 

ordeiro” não apoiava tais medidas. 

                                                 
17 Cf. Folha de S. Paulo, 07/03/64, editorial. 
18 Folha de S. Paulo, 13/03/64, editorial. 
19 Idem, 14/03/64, editorial. 



É importante apresentar, nesse momento, pesquisa do IBOPE20 realizada em março 

de 1964 mostrando um amplo apoio popular às reformas. Em São Paulo, por exemplo, 66% dos 

entrevistados consideravam necessária a reforma agrária. No Rio de Janeiro, onde ocorreu o 

comício, esse apoio chegou a 82%. Isso mostra que as críticas, apresentadas pelos jornais como 

“opinião pública”, representavam a opinião de uma pequena parte da população 

Para a Folha de S. Paulo o discurso governamental, sobre as reformas, era apenas 

usado para encobrir a incapacidade administrativa do governo. “Temos presenciado muitas 

propostas de reforma que não passam de bombásticos discursos ou irresponsáveis plataformas 

concebidas para encher os olhos com fáceis promessas, porém, totalmente divorciadas das 

necessidades do meio” 21. Em outras matérias ocorria em alarmismo generalizado, como por 

exemplo: “Camponeses Armados Tomam Engenho em Pernambuco” 22, “Arraes: Reformas Virão 

Por Bem Ou Por Mal” 23. 

Se por um lado a esquerda se mobilizou em favor das reformas, por outro lado 

setores da classe média e da burguesia saíram às ruas para pedir o impedimento do presidente. A 

“Marcha da Família com Deus pela Liberdade” foi uma resposta ao comício da Guanabara. 

Sobre a “Marcha”, a Folha apresentou a seguinte manchete: “São Paulo parou 

ontem para defender o regime”. Apesar de não contar com grande participação popular, o jornal 

destacou o contrário, como bem demonstra em editorial: “Poucas vezes ter-se-á visto no Brasil tão 

grande multidão na rua, para exprimir em ordem um ponto de vista comum, um sentimento que é de 

todos, como o que encheu ontem o centro da cidade de São Paulo, na ‘Marcha da Família com 

Deus, pela Liberdade’. Ali estava o povo mesmo, o povo povo, constituído pela reunião de todos os 

grupos que trabalham pela grandeza da pátria (...) 24.” 

Este editorial segue afirmando - a exemplo do que o Estadão já havia estampando 

em suas páginas - que a manifestação se juntou espontaneamente, sem a necessidade de agitadores e 

“batedores de palmas”, numa clara alusão ao comício da Guanabara. Essa manifestação e a 

                                                 
20 IBOPE – PESQUISAS ESPECIAIS 1964   VOL. 2. “Resultados comparados da pesquisa de opinião pública realizada 
nas cidades de Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre”. 
Realizada entre 09 e 26/03/1964. 
Essa pesquisa não foi divulgada em 1964, talvez para não mostrar o apoio popular que Goulart tinha. Atualmente 
encontra-se arquivada no Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentação Social, do Instituto de 
Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. 
21Folha de S. Paulo, 02/01/64, editorial. 
22 Idem, 11/07/63, manchete. 
23 Idem, 23/09/63, 1° caderno, p. 05. Matéria com grande destaque. Arraes aponta a revolução no país como uma 
alternativa quando todas as outras não surtirem efeito. 
24 Idem, 20/03/64, editorial. 



cobertura dada pela imprensa demonstram que o enfrentamento, entre esquerda e direita, estava 

chegando ao seu clímax. 

“Multidão desta vez composta de brasileiros profundamente conscientes de seus 

deveres e obrigações.” 25 Nesse editorial, O Estado de S. Paulo buscou resgatar a memória de 1930 

e 1932, “da luta contra os caudilhos e a ditadura”, mostrando que o povo de São Paulo saberia lutar 

bravamente para garantir a Constituição de 1946 que estaria, segundo o jornal, em risco. Afirmava 

que o povo tomou a praça, mesmo Goulart não acreditando que a praça era do povo. 

No dia seguinte, o jornal foi, ainda mais, enfático, afirmando que “(...) jamais 

consideramos tão longínqua como hoje a hipótese de uma solução pacifica para o conflito”. Esse 

conflito dar-se-ia entre as “forças democráticas paulistas” e o “autoritarismo caudilhesco” de 

Goulart. De fato, a crise acirrou-se ainda mais e levou ao violento choque – que o jornal já tomava 

como inevitável – entre os setores reacionários (e não democráticos) e o governo Goulart. 

Novamente é interessante apresentar alguns números da pesquisa realizada pelo 

IBOPE. Quando interrogados se João Goulart também pudesse candidatar-se à presidência, em 

1965, os eleitores mostraram apoio ao presidente: em São Paulo 40% e no Rio de Janeiro 60% 

votariam em Goulart. Cabe destacar que nas outras simulações, sem Goulart, o melhor índice obtido 

por um candidato em São Paulo foi 40,1% e no Rio de Janeiro 39,4% por Juscelino Kubitschek. 

Isso mostra um grande apoio popular ao presidente Goulart, principalmente, 

quando observamos que, em São Paulo, esse índice chegava a 56% entre os mais pobres. Além 

disso, esses números representam tendência de voto e não aprovação do governo, que 

provavelmente seria ainda maior. 

A Revolta dos Marinheiros em 26/03/64, que muitas vezes é apontada como a 

causa do golpe de 1964, nada mais foi do que a “gota d’água” de um movimento golpista que já 

vinha caminhando a passos largos. 

Com relação à Revolta dos Marinheiros, mais uma vez, a Folha de S. Paulo se 

colocou ao lado da “ordem”, criticando primeiro o movimento e em seguida lançando ataques à 

solução dada pela presidente ao incidente. “A solução dada pelo presidente da República à crise da 

Marinha de Guerra tem todas as características de uma capitulação. A indisciplina saiu vitoriosa, e 

aos indisciplinados só falta conceder medalha de honra ao mérito26.” 

Os editoriais do Estadão também foram enfáticos na defesa da ordem e atribuíam 

esse caos aos “planos comunistas” para o enfraquecimento das Forças Armadas: “Jamais, na nossa 
                                                 
25 O Estado de S. Paulo, 21/03/64 “O paulista e a Nação em perigo” editorial. 
26 Folha de S. Paulo, 29/03/64, editorial. 



história, houve um momento que de algum modo se comparasse àquele que a insânia 

governamental nos preparou. (...) Tão violento e tão inesperado foi o golpe traiçoeiro com que o 

Palácio da Alvorada feriu o que a Nação tinha de mais sensível e mais intimo, que muitos poucos 

são aqueles que, até este momento, possam avaliar na sua justa medida o desastre que acaba de 

atingir a terra brasileira. (...) tudo se passou como se uma força superior que vem presidindo e 

dirigindo ao desenvolvimento do sinistro plano com que pretende destruir pela base a 

estrutura social da Nação, aquela mesma força que determinou a implantação da anarquia 

nas nossas Forças do Ar, houvesse deliberado a ocorrência de indisciplina semelhante na mais 

bela e nobre das Armas brasileiras” 27. 

A força superior a qual se refere o jornal eram os comunistas que, segundo o 

jornal, abertamente conspiravam contra a ordem no Brasil. 

Na noite do dia 30 de março o presidente compareceu ao Automóvel Clube, da 

Guanabara, para comemoração do 40° aniversário da fundação da Associação dos Subtenentes e 

Sargentos da Polícia Militar. Nesta solenidade Goulart, proferiu o seu discurso mais radical. Era 

praticamente o mesmo do comício do dia treze, porém, mais violento contra seus opositores e mais 

radical nas suas propostas de reformas, além, de defender o direito dos sargentos se manifestarem. 

Após o discurso os meios de comunicação se levantaram novamente contra o 

presidente. “Se infeliz foi o comício do dia 13 de março (...) mais infeliz ainda foi a manifestação 

presidencial de anteontem, em que o sr. João Goulart parece haver desejado lançar um desafio a 

toda a oficialidade das corporações militares28“. 

O discurso do presidente João Goulart acabou sendo a senha para o início do golpe 

militar. Na madrugada de 31 de março de 1964, o General Mourão Filho, comandante da V Região 

Militar sediada em Minas Gerais, movimentou sua tropa em direção ao Rio de Janeiro. Estava 

deflagrado o golpe militar, que sem a resistência do presidente João Goulart e dos setores de 

esquerda, conseguiu uma vitória relativamente fácil com a adesão do II Exército (sediado em São 

Paulo) e do I Exército (sediado no Rio de Janeiro). 

 

No dia 31/03/63 circulou um suplemento especial da Folha de S. Paulo intitulado 

“64 – O BRASIL CONTINUA”. Esse material, repleto de anúncios de grandes empresas, mostrava 

                                                 
27 O Estado de S. Paulo, 29/03/64 “Depois da FAB a Marinha” editorial comparando a insubordinação na Marinha 
“baderna do mais baixo escalão da marinhagem” à revolta de 09/63 em Brasília na Aeronáutica apoiada pelo presidente. 
Grifos nossos. 
28 Folha de S. Paulo, 01/04/64, editorial 



que o Brasil cresceria em 1964, que seria um novo tempo. É interessante observar que a elaboração 

deste suplemento ocorreu antes do início do golpe militar. Além disso, suplementos como este - 

lançando previsões - normalmente circulam no início do ano. Ao elaborar tal suplemento em março, 

parece-nos que a Folha de S. Paulo já sabia de um golpe militar que ocorreria em breve. 

No dia seguinte ao golpe a Folha afirmou que Goulart governou com os 

comunistas, tentou eliminar o Congresso atacando a Constituição e, desta forma, a intervenção 

militar foi justa. “São claros os termos do manifesto do comandante do II Exército. Não houve 

rebelião contra a lei. Na verdade, as Forças Armadas destinam-se a proteger a pátria e garantir os 

poderes constitucionais, a lei e a ordem (...) 29“. 

Um presidente eleito pelo povo e derrubado pelas Forças Armadas, nisto a Folha 

de S. Paulo entende como “defesa da lei”. O sensacionalismo tomou as páginas do jornal. A matéria 

intitulada “Democracia: um ideal” exibia a foto de um grupo de jovens soldados do II Exército se 

alimentando, antes de partir em direção à Guanabara, abaixo, a frase: “Sorrisos joviais marcam a 

última ‘bóia’ antes do embarque. Agora vão combater em nome da democracia30.” 

Para a Folha de S. Paulo, o fim do governo Goulart marcava o início de uma nova 

era; com o fim das Repúblicas Populistas, o liberalismo político e econômico poderia se fortalecer. 

“(...) olhemos o futuro com olhos otimistas e digamos com inteira convicção a frase que serviu de 

título ao suplemento que, quase se diria uma espécie de premonição, publicamos juntamente com 

nossa edição do dia 31 do mês passado. O BRASIL CONTINUA31.”  

O Estado de S. Paulo, por sua vez, afirmava32 que 1964, e não 1945, marcou o fim 

da ditadura no Brasil. Novamente o jornal buscava raízes históricas na defesa dos ideais 

democráticos, seus e dos paulistas. “Em face das imensas proporções que assumiriam a 

manifestação de São Paulo no último dia 19, dizíamos nós (...) que ‘nos semblantes dos homens e 

das mulheres (...) refletia-se a determinação que os arrancavam de seus lares e de suas ocupações 

para virem aquelas ruas. Não vociferavam, não se lhes ouvia ulular das multidões em delírio. Mas 

sentia-se a força indomável que os unia e os transformava em uma vontade só. Ali sim: ali se 

manifestava a vontade soberana da Nação. (...) (essa voz) pretendia significar ao presidente da 

República a disposição de defender a sua liberdade com a heróica decisão com que os paulistas 

defenderam, há 32 anos, o território sagrado de São Paulo contra a soldadesca de Getúlio. E nós não 

                                                 
29 Folha de S. Paulo, 02/04/64, editorial. 
30 Idem, 02/04/64. 1° caderno, p. 06 
31 Idem, 03/04/64, editorial. 
32 O Estado de S. Paulo, 02/04/64, editorial. 



nos enganávamos. Doze dias depois daqueles acontecimentos (...) e eis que aqueles mesmos que 

decididamente desfilaram em direção à praça da Sé acorrem em chamado das altas autoridades 

estaduais para, em torno deles se exporem ao último sacrifício em defesa da lei e do regime.” 33 

O Estadão, a exemplo da Folha, também percebe na deposição do presidente eleito 

a “defesa da lei e do regime”. 

Com a subida de Castello Branco ao poder, a Folha de S. Paulo não poupou 

elogios ao novo presidente. “A nação ouviu ontem do presidente da República, na solenidade de sua 

posse, as palavras que desejava ouvir (...). É com satisfação que registramos ter seu discurso de 

posse reafirmado todas as nossas expectativas e revigorado a nossa esperança de que uma nova fase 

realmente se descerrou para o Brasil34”.  

Um dos editoriais que mais nos chamou à atenção foi o intitulado “O sacrifício 

necessário”: “Nossas palavras dirigem-se hoje, de maneira muito especial, a todos aqueles que 

entendem (...) que para a redenção da pátria se torna preciso dar mais do que trabalho de todos os 

dias e a confiança (...). Dirigem-se aos que se acham dispostos ao sacrifício de interesses, de bens, 

de direitos, para que a nação ressurja quanto antes, plenamente democratizada” 35. É interessante 

observar a mudança no discurso editorial da Folha. Durante o governo Goulart, o jornal atacava o 

presidente, que supostamente era uma ameaça aos direitos legais. Após o golpe militar, o jornal, 

passou a defender a necessidade de suprimir direitos constitucionais. 

Desta forma, o mês de março, que costumeiramente, marca o fim do verão e o 

início do outono, em 1964 marcou o fim da “primavera” dos movimentos populares e o início do 

“inverno” frio e duro, caracterizado pela ditadura militar, que se prolongou por vinte longos anos. 

 

 

Considerações finais: 

 

Diante de tudo que foi apresentado podemos concluir que o golpe de 1964 foi 

muito bem recebido pela Folha. O OESP, também, comemorou ao lado dos vencedores e, mais, 

com a vitória dos golpistas, contribuiu com propostas para a nova ordem: “Uma terceira proposta 

vinha do jornalista Júlio de Mesquita Filho (...) foi a primeira a chamar-se Ato Institucional. Sugeria 

a dissolução do Senado, Câmara e assembléias legislativas, anulava o mandato dos governadores e 

                                                 
33 Idem, 01/04/64, editorial “S. Paulo repete 32”. 
34 Folha de S. Paulo, 16/04/64, “O presidente de todos”, editorial. 
35 Idem, 24/04/64, editorial, grifos nossos. 



prefeitos, suspendia o habeas corpus e pressupunha que seria o primeiro de uma série.” (GASPARI, 

2002, 122). Interessante notar, que o Ato Institucional I, de 09/04/1964, efetivou grande parte destas 

sugestões, em especial, a autorização para a suspensão e cassação de políticos36. 

Se a posição do Estadão ficou bastante clara, ou seja, o jornal conspirou 

efetivamente e abertamente contra o governo Goulart, por outro lado, a Folha aparentemente apenas 

“trabalhou” jornalisticamente contra o presidente João Goulart. No entanto, acreditamos que este 

“trabalho” jornalístico - de lançar matérias deturpadas e editoriais tendenciosos - teve tanta 

importância quanto as reuniões de Júlio de Mesquita Filho com os militares golpistas. 

A Folha de S. Paulo, segundo Otávio Frias Filho, tentou trilhar, durante o regime 

militar, um caminho de neutralidade e imparcialidade. “Durante os anos 60, e até o começo dos 

anos 70, a Folha - com alguns períodos de exceção – se manteve numa posição bastante fria com 

vista à política, era um jornal bastante omisso que, na maior parte do tempo, se limitava a noticiar 

os fatos e não emitir opiniões37.” 

Porém, esta imparcialidade é algo que não existe na prática diária de confecção do 

jornal, ou seja, mesmo que apenas se narre o fato ocorrido, esta narração carrega intrínseca uma 

posição, um ponto de vista que dificilmente será neutro. O que podemos perceber através da análise 

dos jornais é que ambos posicionaram-se de acordo com seus compromissos - éticos, ideológicos, 

políticos ou econômicos – contra o governo Goulart. 

O pretenso continuísmo do presidente João Goulart foi duramente criticado pelos 

jornais, porém, quando o mandato do presidente Castello Branco foi prorrogado a Folha não foi tão 

crítica. “(...) está em boas mãos a presidência da República e assim a prorrogação do atual mandato 

presidencial, por si mesma, não pode ser considerada um mal38.” 

Neste mesmo editorial, afirma que “não tem o tabu da intocabilidade da 

Constituição”. Ora, durante todo o período do governo Goulart este mesmo jornal foi um ferrenho 

defensor da "intocabilidade" da Constituição. A cada boato de reforma constitucional a Folha 

desferia violentos ataques ao presidente João Goulart, que segundo sua ótica, não respeitava a 

Constituição. 

“Do ponto de vista da orientação política, a Folha de S. Paulo apoiou o golpe de 

1964, como quase toda a grande imprensa (...). Deu cobertura às manifestações estudantis de 1968, 

                                                 
36 Através do AI n° 1 foram cassados 378 políticos; 10 mil funcionários foram demitidos; os três últimos presidentes da 
República – Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart – tiveram seus direitos políticos suspensos. 
37 Entrevista de Otávio Frias Filho, atual diretor da Folha de S. Paulo, in Revista Lua Nova, volume 1, n° 2, jul/set., 
1984, 33. 
38 Folha de S. Paulo, 18/07/64, editorial. 



apoiando-as discretamente enquanto não surgiu a luta armada. Seus editoriais, no entanto, eram 

extremamente ‘inócuos e anódinos’ e foram suspensos com a escalada da censura. O jornal fez 

auto-censura (...)”. (GOLDENSTEIN, 1986, 246). 

Realmente, no que tange à censura, a Folha de S. Paulo não esboçou grandes 

reações, não criou muitos problemas. O jornal O Estado de S. Paulo, apesar de ter participado 

efetivamente do golpe militar, teve um censor na sua redação39 e acabou por instituir uma espécie 

de resistência velada, ao publicar na primeira página poemas e receitas culinárias. 

Existem dois tipos de veículos de comunicação de massas: os de opinião e os de 

informação. O primeiro grupo tenta influenciar o público e neste processo dinâmico acaba por 

perder uma parte desse público, que não aceita um veículo tendencioso, por outro lado, este veículo 

também ganha público justamente por não ser omisso. 

Os do segundo grupo, de informação, são aqueles que pretendem ser neutros e 

imparciais, mas na realidade não o são. Estes veículos acabam passando suas posições e opiniões de 

uma forma dissimulada ao público (Cf. BORIN, 1987, 60). 

A Folha se enquadraria perfeitamente no segundo grupo, ela se auto-intitulava “um 

jornal informativo”, ao passo que o Estadão, por exemplo, podia ser considerado como um jornal de 

opinião, de participação e nunca fez questão de esconder esta característica. É justamente por isso 

que a posição do “Estadão" ficava mais clara, porém, na realidade os dois jornais opinavam, 

participando desta forma dos processos de transformação da sociedade de um modo efetivo. 

Posteriormente, com o endurecimento do regime militar, esses jornais passaram a 

esboçar uma crescente oposição ao governo, questionando a sua legitimidade. Também neste 

período a Folha aliou-se a outros segmentos da sociedade civil na luta pela redemocratização do 

país, pelos direitos humanos e pela liberdade de imprensa. 

O discurso liberal da Folha, porém, esbarrava em sua própria prática de aceitar e 

até mesmo apoiar golpes militares e, portanto, deve ser vista com certas ressalvas. Parece-nos que o 

que realmente interessava ao jornal era o lucro acima de tudo, inclusive de seu discurso. 

“(...) a liberdade de imprensa é uma bandeira freqüentemente levantada pelos 

donos de jornal, que estruturalmente não diferem da classe dos que têm o poder político: o que eles 

pleiteiam é a eliminação do monopólio da censura do Estado (...). Liberdade de imprensa não 

significa liberdade para informar o que é necessário à sociedade, mas sim a liberdade para que a 

censura dependa somente desses donos de jornal” (MARCONDES Filho, 1987, 103). 
                                                 
39 Sobre o O Estado de S. Paulo no golpe de 1964 é interessante observar a entrevista que Ruy de Mesquita, diretor da 
empresa O Estado de S. Paulo concedeu a José Álvaro Moisés, in Revista Lua Nova, vol. 1, n° 2, 1984, p. 26. 



Desta forma, conceitos como liberdade e democracia se perdem com as práticas 

autoritárias dos jornais que noticiam aquilo que lhes interessa e da forma que lhes interessa, sem 

levar em consideração o público. 

 “(...) é muito mais útil que a sociedade tenha um jornal que é sensível às mudanças 

que ocorrem a cada dia, muito mais útil que os leitores tenham um jornal que se modifica à medida 

que a disposição deles, leitores, vai se modificando, do que ter um jornal fossilizado (...). eu acho 

que jornal não é partido político, jornal não é grupo teórico, não é escola ideológica. Eu acho que 

jornal tem que ser movido pela conjuntura mesmo. E a Folha faz isso. O nosso compromisso é com 

os nossos leitores40.”  

O Estado de S. Paulo também poderia argumentar que sua preocupação era com o 

leitor, com o “seu leitor”. Mas para isso, devemos entender quais leitores acreditavam, de fato, que 

o golpe militar era a melhor saída para a crise. O jornal acreditava – e estampava isso em suas 

páginas – que o movimento militar salvou o país da ditadura41. 

O apoio do Estadão ao governo militar também diminuiu com o passar do tempo. 

O projeto liberal do jornal não logrou, mais uma vez, êxito. A exemplo de 1937, o jornal apoiou a 

implantação de uma ditadura contra o “fantasma do comunismo” e, logo depois, passou para a 

oposição. Júlio de Mesquita concordava com o estabelecimento de um regime de exceção como um 

mal necessário, no entanto, não esperava que esse regime durasse tanto tempo. 

Apesar dessa articulação golpista dos jornais, devemos levar em consideração que 

a população não estava completamente convencida, em 1964, da necessidade de um golpe militar.  

A pesquisa do IBOPE analisada demonstrava isso. Na média das cidades 

pesquisadas, o presidente Goulart contava com um grande apoio: O PTB, partido de Goulart, 

contava com o maior número de simpatizantes; o apoio médio à reforma agrária chegava a quase 

70%; a maioria também considerava muito importante distribuir a terra aos camponeses. Mais de 

60% apoiaram as medidas apresentadas no comício do dias 13/03/64. Quase 50% votariam em 

Goulart para a presidência da República, caso isso fosse possível. 

Observando esses números algumas questões se colocam: 

                                                 
40 Entrevista de Otávio Frias Filho, atual diretor da Folha de S. Paulo, in Revista Lua Nova, volume 1, n° 2, jul/set., 
1984, 35. 
41 As manchetes e títulos de matérias após o golpe atestam isso: “Empolgou São Paulo a vitória das armas libertadoras”, 
“Indescritível entusiasmo galvanizou a população paulistana”, “Júbilo no Rio e na capital de Minas com a vitória do 
movimento pela legalidade” (02/04/64). “Vitorioso o movimento democrático” (manchete), “Democratas dominam toda 
a Nação” (03/04/64)  



Será que toda essa ação editorial da imprensa – em especial dos dois jornais 

analisados – não surtiu o efeito desejado? Ou seja, não conseguiu criar uma opinião pública contra 

Goulart. 

Ou, talvez, a ação tenha obtido êxito parcial, reduzindo o apoio popular ao governo 

Goulart, que seria, portanto, ainda maior. 

Os números do IBOPE mostram que, em geral, a receptividade ao presidente e aos 

seus atos era menor em São Paulo. No entanto, é difícil definir se isso ocorreu em função da ação 

dos jornais ou se os jornais apenas representavam a opinião pública dos paulistanos. 

Quaisquer que sejam as respostas a essas indagações – que merecem um estudo 

mais aprofundado – fica patente que o golpe militar não contou, como sustentam vários autores, 

com um amplo apoio popular. 

De qualquer forma, é inegável que houve um árduo trabalho por parte dos jornais. 

As matérias, manchetes e, principalmente, editoriais analisados mostram claramente a tentativa de 

desestabilizar o governo Goulart. 

Com o processo de redemocratização muitos veículos de comunicação e seus 

integrantes - que apoiaram o golpe - apresentaram-se como defensores da democracia.  

“Toda a grande imprensa do Brasil saudou a derrubada do governo João Goulart 

como necessidade inarredável para a sociedade brasileira. Aqueles que quiserem conferir a 

veracidade dessa afirmação, basta que consultem os editoriais, artigos e noticiário dos dias que se 

seguiram à queda do governo Goulart” 42 

De fato, isso pode ser facilmente verificado, praticamente nenhum jornal da grande 

imprensa – talvez a única exceção tenha sido o Última Hora – questionou a ação militar. 

A imprensa paulistana –em especial O Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo - 

apresentando-se como porta-voz da opinião pública, saudou a instalação de um governo autoritário 

e ilegítimo como se fosse democrático e legal. 

 

 

 

Bibliografia:  

AUGRAS, Monique – Opinião pública; teoria e pesquisa. 2° ed., Petrópolis, Vozes, 1974. 

                                                 
42 Folha de S. Paulo, 31/03/2004, p. A3. Artigo “O 31 de março de 1964”, assinado por Carlos de Meira Mattos, 
general reformado do Exército. Nessa entrevista, o general segue afirmando que muitos dos jornais e jornalistas que se 
referem ao movimento como “golpe de 64” saudaram-no, em 1964, como a “revolução democrática”.  



BASBAUM, Leôncio – História Sincera da República (1961 a 1967). São Paulo: Alfa-Omega, 

1975, 216 pp.  

BENEVIDES, Maria V. M. – O governo Jânio Quadros. São Paulo: Brasiliense, 1981, 87 pp. 

BORIN, Jair – A notícia e suas versões, no espaço e no tempo dos grupos de pressão (de rabo preso 

com a classe dominante). São Paulo, tese de Doutorado, ECA/USP, 1987, 246 pp. 

CAPELATO, Maria Helena e PRADO, Maria Ligia – O Bravo Matutino. Imprensa e ideologia: o 

jornal “O Estado de S. Paulo”. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. 

CAPELATO, Maria Helena – Imprensa e História do Brasil. São Paulo, ed. Contexto, 1988, 78 pp. 

_______________________- Os Arautos do Liberalismo: imprensa paulista (1920-1945). São 

Paulo: Brasiliense, 1989. 

______________________– “Imprensa, uma mercadoria política” in revista História e 

Perspectivas. N° 4, jan./jun., 1991, pp 131-9, 160 p.p. 

DECCA, Edgar de - O Silêncio dos Vencidos. 4° ed.. São Paulo: Brasiliense, 1988. 

DIAS, Luiz Antonio - O Poder da Imprensa e a Imprensa do Poder: a Folha de S. Paulo e o golpe 

de 1964. Assis/SP, 1993. Dissertação de Mestrado, FCL/UNESP. 

DREIFUSS, René Armand – 1964: A Conquista do Estado: Ação política, poder e golpe de classe. 

Petrópolis: Vozes, 1981, 816 pp. 

FIGUEIREDO F°., Celso Ramos – A Escola Superior de Guerra e o jornal O Estado de S. Paulo 

na passagem do regime democrático para o regime militar. Afinidades e discordâncias (1963-

1965). São Paulo: 2001, Dissertação de Mestrado, FFLCH – USP. 

GASPARI, Elio – A Ditadura Envergonhada. São Paulo: Cia. das Letras, 2002. 

GOLDENSTEIN, Gisela T. – Folhas ao vento: Contribuição ao estudo da Indústria Cultural. São 

Paulo: Tese de doutorado, Filosofia/USP, 1986, 303 pp. 

GOLDENSTEIN, Gisela T. - Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo: Summus, 

1987, 174 pp. 

GORENDER, Jacob – Combate nas trevas. A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta 

armada. São Paulo, Ática, 1987, 255 pp. 

LABAKI, Almir – 1961 a crise da renúncia e a solução parlamentarista. São Paulo, Brasiliense, 

1986, 174 pp. 

MORAES, Denis de - A esquerda e o golpe de 1965. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989, 379 

pp. 

MORAGAS Spa, Miguel de – Teorias de la comunicación. Barcelona, Gustavo Gili, 1981, 614 pp. 



MOTA, Carlos Guilherme e CAPELATO, Maria Helena – História da Folha de S. Paulo (1921-

1981). São Paulo, IMPRES, 1981, 416 pp. 

SKIDMORE, T. Brasil de Getúlio a Castello Branco (1930-1964). Rio de Janeiro, ed. Saga, 1969, 

512 pp. 

TOLEDO, Caio Navarro de – O governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo, Brasiliense, 1982, 123 

pp. 

WEFFORT, F. – O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978, 181 pp. 

____________ - “Jornais são partidos?” in Revista Lua Nova. Volume 1, n° 2 , jul./set., 1984. 

 

 


